quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Pequena-Grande pegada :: Small-big footprint

Ontem não consegui escrever sobre isto, hoje também não... 
Foi já bem perto da meia-noite que encontrei por fim a motivação.

Como é que se festeja o aniversário de um filho que partiu cedo de mais? 
Por muito estranho que possa parecer, nós recusamos-nos a não o "festejar". 

Não há festa, é certo. Não há convidados, não há azáfama, não há felicitações... 
Mas há sempre um bolo, uma vela e balões que entregam "mesmo" mensagens.

Distraio-me, agora e logo, com o entusiasmo do Salvador e da prima H com o enchimento dos balões, não sabem bem o que se passa mas captam logo a energia certa.

Os parabéns são cantados às 22h23, ao som de duas vozes entorpecidas.

É inevitável não fazer um rewind ao dia do seu nascimento, cada imagem que guardo na memória ganha novamente vida, os acontecimentos "voltam" em flash backs constantes, "mastigam-se" uns, sacodem-se outros de tão penosos... 

Depois há uma noite inteira, dormida só e apenas como se pode... 

Na manhã seguinte um novo dia acontece, as recordações têm agora ordem para voltar para a sua "gaveta", mas antes que esta se feche totalmente por mais uns dias, deixem-me pedir-vos apenas um pequeno favor: pelo menos esta noite, durmam bem agarradinhos aos vossos filhos, contem-lhes 5 vezes a mesma história, deem-lhes 5 beijos ternos e sentidos, lembrem-lhes 5 vezes o quanto os amam.

Façam-no por mim, pelo meu menino, mas façam-no especialmente por voçês, porque apenas se valoriza a água até se sentir realmente sede.
"Não há pegada tão pequena, que não deixe a sua marca neste mundo."
Autor desconhecido
***********************************

Yesterday I couldn't write about this, today I couldn't either...
It was almost midnight when motivation found me.

How do we celebrate the birthday of a son, who left too soon?
Strange as it may seem... we refuse not to "celebrate" it.

There's no party, of course,  there are no guests, no bustle, no congratulations...
But there's always a cake, a candle and balloons... that "really" deliver messages.

I got distracted now and then, with H and Salvador's enthusiasm with the balloons - although they didn't know what was happening, they soon caught the right energy.

Happy Birthday is sung at 22h23, by two numb voices.

It's inevitable not to make a rewind to the day of his birth, each image I kept in my mind, comes to life again, the events return in constant flash backs, some are accepted, some are rejected due to the pain they cause... 

Then there is an entire night waiting for us, we sleep as we can...

The next morning a new day raises, the memories receive now orders to go back to the "drawer" for a few more days... But just before that happens, let me ask you a favor: at least for tonight, can you sleep tight with your children, can you tell them 5 times the same story, can you give them 5 kisses, can you remember them 5 times, how much you love them.

You can do it for me or for my boy, but you should do it especially for you, because we only value the water until  the day we feel thirsty.
"There is no small footprint that don't leave a mark in this world."
Unknown author
*font  



Pode seguir Sofias's Whispers através:
You can follow Sofias's Whispers on: 

6 comentários:

  1. Oi Sofia

    Lembro da época em que trabalhávamos juntas e seu filho nasceu. Desde que soube fiquei ansiosa por visitá-la pois queria muito vê-los. Fui adiando, porque não sabia que havia pressa. Depois recebi a má noticia e sofri por você e pelo momento que você estava passando. Foquei sem reação. Sabia que nada no mundo ia confortá-la e não sabia se eramos próximas o suficiente para que apenas minha presença pudesse ajudá-la em algo. Depois tive vergonha de me reaproximar porque senti que tinha te deixado só em um momento tao difícil. Nunca deixei de pensar em você. Fiquei contente pelo seu blog quando o vi há um tempo atras. Você é uma pessoa que sempre me impressionou, tanto que quando estava gravida decidi por o nome de Sofia na minha filha caso nascesse menina. Ficou para a próxima! Quando o Henrique tinha 5 dias de vida eu levei um susto enorme. Tivemos de levá-lo ao hospital porque ele tinha os pés roxos que podia indicar uma condição cardíaca. Os médicos disseram que o nível de oxigênio estava baixíssimo. Ele foi cercado por médicos que estavam longe de parecer tranquilos. Ele foi colocado na incubadora, tomou oxigênio e me disseram que ele seria levado ao hospital pediátrico de ambulância e que talvez fosse necessária uma cirurgia cardíaca. Senti um panico terrível e indescritível. Entre tantas coisas que passaram pela minha cabeça, passou você. Passado três dias eu voltei para casa. Ele estava bem, mas você continuou na minha cabeça.
    Ainda não sei o que lhe dizer sobre isso, nem como abordar o assunto.
    Um abraco muito apertado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol! (Para mim vais ser sempre Carol :) )

      OMG!! Lamento tanto o susto que passaram com o Henrique! Momentos destes fazem-nos repensar toda a nossa vida, não é? De certeza que depois desse dia nunca mais foste a mesma e começaste a valorizar ainda mais o teu filho, verdade?
      Amiga, ainda bem que não passou disso mesmo: de um lamentável “susto”!

      Muito obrigada pelo teu “comment".
      Foram dias muito difíceis para mim, aqueles, porém apesar de esta ser uma ferida que nunca sara, felizmente já vivo bem com ela. Há dias mais sensíveis claro, mas o tempo ajuda e o meu “sementinha” também, ao devolver-me a esperança :).

      Na minha próxima visita a Dublin, temos que nos encontrar para apresentar os nossos rebentos :)

      Um beijinho
      Sofia

      Eliminar
  2. Olá Sofia. Não acho nada estranha a comemoração, antes pelo contrário, acho que é uma forma muito bonita e digna de lidar com uma situação para lá do impensável. Muitos parabéns pela atitute, e sim, hoje vou fazer tudo isso. Cinco vezes. Um grande abraço virtual

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela tua paragem SimpleHappyMom.
      O abraço virtual chegou cá.
      xxx
      S

      Eliminar
  3. Um abraço aconchegante ����������

    ResponderEliminar

Thank you so much for your visit, and for taking the time to leave me a comment.
It is always a pleasure to hear from my readers, and it really makes my day!
Sofia
xxx


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...