domingo, 5 de outubro de 2014

Self reflection :: Grow them fast

Numa época de fast-food, grow them fast...

Se o futuro da sociedade de amanhã se constrói com as crianças de hoje, preocupam-me este tipo de pressas:  

- Amamentar os filhos após os seis meses deixa as pessoas estupefactas, aparentemente cria muitos laços e depois a criança tem dificuldade em se desprender;

- A criança deve frequentar a creche, não porque é uma necessidade dos pais, mas porque é absolutamente indispensável para aprenderem mais e mais rápido... Correm, aparentemente, sérios riscos de se tornarem seres pouco sociáveis e demasiado apegados aos pais... ;
  
- A criança deve aprender a dormir sozinha desde o primeiro dia, sob pena de nunca mais abandonar o quarto dos pais;

- A criança deve aprender a confortar-se sozinha, pois assim tornar-se-á mais independente;

- Uma criança de 15 meses que já aprendeu a andar, - "parece um bebé com chucha!";

....

Pergunto-me para quê esta pressa? 
Porque é que de repente "todos" começaram a achar que esta era a velocidade certa? 

Desde que fui mãe que este fast environment me incomoda profundamente - dantes era só eu, e eu sou tanto quanto a minha consciência me permite compreender, dona e senhora da velocidade a que conduzo o meu barco, mas um pequeno ser trás consigo destas inquietudes... 

A mim parece-me que uma sociedade criada a "fast-food" é um pouco como uma árvore criada a produtos químicos: as frutas são maiores e mais bonitas, mas muito menos saborosa, sumarentas, saudáveis e... maduras... 

**************************************

In this fast-food age, Grow them fast... 

If tomorrow's society future is built with today's children, this kind of hurry, worries me

- Breastfeeding children after six months, leaves people astonished, apparently creates unnecessary attachments and the child will struggle to detach; 

- The children must attend daycare, not because of parents's necessity, but because it is absolutely essential for them to learn faster and quicker... moreover, the child is at serious risk of becoming socially inept and excessively attached to the parents; 
  
- The children must learn to sleep alone from day one, otherwise will never leave the parents's bedroom; 

- The children must learn to comfort themselves, so that they learn to be independent; 

A child of 15 months of age, who is able to walk, "looks like a baby with a soother!"

.... 

I wonder why all this hurry? 
Why's "everybody" began to think that this was the right speed? 

Since I become a mom that this fast environment bothers me deeply - before it was just me, and I am, as far as my conscience allows me to understand, the only responsible for the speed I drive my boat, but these little beings, bring  with them, these kind of concerns ... 

It seems to me that a fast-food society is a bit like a tree created with chemicals: the fruits are bigger and more beautiful, but far less tasty, juicy, healthy and... mature...



Pode seguir Sofias's Whispers através:
You can follow Sofia's Whispers on: 

4 comentários:

  1. Estou tão de acordo :)
    Optamos por pôr a nossa filha na primária só este ano ( faz 7 agora em Novembro)... pois foi o ano todo a ouvir comentarios do genero " ohhh perdeu um ano!" " mas podia ter ido, assim vai ser sempre a mais velha"... e por ai adiante...

    Enfim!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Celine,
      Nisto da parentalidade parece que todos temos algo a dizer... às vezes por preocupação real, outras por pura intromissão e outras ainda porque opinar acerca da parentalidade alheia alimenta os nossos próprios receios e certezas.
      Compreendendo esta característica humana, resta a cada um de nós viver em paz com as suas próprias e ponderadas escolhas.
      Quero acreditar que nenhum pai/mãe (mentalmente capazes) toma decisões relativamente ao futuro dos seus filhos com o intuito de os prejudicar.
      Vocês tomaram uma decisão, fora da "box", e do "standard" estabelecido, por isso causam sensação :) Boa notícia! Só durará este ano, no ano seguinte já ninguém se lembrará e todas as dúvidas se dissiparam ;)
      Beijinhos
      Sofia
      P.S - Que tenha uma "hora pequenina" e muito feliz ;)

      Eliminar
    2. Uma hora pequenina é mesmo o que peço agora :)
      Ainda não me arrependi dessa e de outras decisões que tomamos em relação à Laura, mas faz-me muita confusão que a preocupação maior de alguns pais é que os filhos sejam os melhores, os mais inteligentes, os mais desenrascados, de preferência precoces em tudo... Quando aquilo que realmente interessa é que eles sejam felizes, com uma boa auto estima e seguros , que o resto virá tudo por acréscimo!
      Um grande beijinho!

      Eliminar
    3. Também acredito que o resto virá mesmo por acréscimo Celine... Um grande beijinho também para ti.

      Eliminar

Thank you so much for your visit, and for taking the time to leave me a comment.
It is always a pleasure to hear from my readers, and it really makes my day!
Sofia
xxx


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...